Notícias
09/07/2012 - Idosos de Nova Mutum recebem palestra sobre previdência social
FONTE: EXPRESSO MT - ASSESSORIA
Crédito: Bianca Lima
Orientações acontecem em função do Juizado Especial Federal Itinerante (Jefit), marcado de 30 de julho a 28 de setembro.
Cerca de 50 membros do Clube do Idoso e da Amizade de Nova Mutum participaram ontem de uma palestra voltada ao Direito Previdenciário. Orientações sobre benefícios solicitados junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em função do Juizado Especial Federal Itinerante (Jefit), marcado de 30 de julho a 28 de setembro, que será realizado pela primeira vez em Nova Mutum estiveram em pauta no evento.
O objetivo, segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário, Gisely Revelles, de Cuiabá, foi tirar dúvidas sobre benefícios previdenciárias e esclarecer o funcionamento de como ingressar uma ação judicial. “A intenção é que os idosos que tenham ações aproveitem o Jefit e se tiveram algum problema a ser resolvido perante a justiça, principalmente, em casos de INSS, que façam de maneira correta para que consigam requerer e assegurar seus direitos”, enfatiza a advogada.
A palestra veio ao encontro de dados informados pela Justiça Federal de Diamantino que mostram que aproximadamente 95% das ações requeridas durante os mutirões federais são contra o INSS. “É sem dúvida uma ótima oportunidade de se resolver pendências junto a órgãos públicos federais de forma gratuita e rápida e em tempo hábil com ações que serão tramitadas em no máximo quatro meses”, considera Gisely.
Durante a atividade, foram repassados aos ouvintes noções de benefícios, entre eles, auxílio doença, pensão por morte, maneiras de recorrer a aposentaria com informações sobre idade, tempo de serviço, documentação necessária entre outras questões relacionadas ao direito previdenciário.
Conforme o presidente do grupo da Terceira Idade, Nédio Côrrea, mais atividades serão programadas para munir ainda mais os idosos sobre questões relacionadas a seus direitos. “Essa é nossa segunda palestra do ano promovida pelo nosso clube e esperamos que no decorrer do ano possamos oferecer ainda mais informações relacionadas à previdência social aos participantes do grupo”, finalizou Nédio.
VEJA A MATÉRIA COMPLETA EM: EXPRESSO MT