- 10/06/2017 - País não trata bem os seus idosos, alertam especialistas
- 04/06/2017 - Biblioteca ofecere cursos gratuitos para idosos
- 30/05/2017 - Vacinação contra a gripe continua esta semana e vai até 9 de junho
- 26/05/2017 - Dormir após o almoço traz benefícios para a saúde
- 21/05/2017 - 2,3 mil participam dos Jogos da Terceira Idade em Blumenau
- 16/05/2017 - As melhores cidades do Brasil para envelhecer
- 13/05/2017 - Idosos, trabalho e educação
.
Em sua primeira apresentação oficial, o Grupo de Teatro da Cidade do Idoso estreou no Festival Nacional de Teatro de Chapecó. O grupo formado por cinco idosos, todos com mais de 60 anos, trouxe o espetáculo “Viagem Poética”. Um texto cheio de lembranças e saudades dos tempos de infância e juventude. Os personagens revivem pedaços de suas vidas, lugares, cenas do cotidiano, amores, sonhos e o envelhecer.
O cenário foi composto por objetos e fotos antigas dos próprios idosos. A interpretação e a linguagem utilizada traduzem a emoção e a mistura de sentimentos que nascem naturalmente em cada integrante da peça.
O grupo é formado por Ambrosina Souza de 73 anos, Maria Ritter de 76, Adão Machado de 72 anos, Neiva Gaboardi de 75 e Orides Moreira de 64 anos. Todos participam da Cidade do Idoso e uma vez por semana se reúnem para os ensaios e atividades coordenadas pela professora e diretora do grupo Fabiane Biazus.
- A peça apresentada hoje é resultado de um trabalho construído juntamente com os idosos. Quando começamos a pensar no espetáculo falamos sobre as memórias, as lembranças que eles tinham do passado, inclusive eles trouxeram objetos, fotos e dessa forma foi nascendo a Viagem Poética. Em cena, o público pode viver e acompanhar os momentos de alegria, felicidade, tristeza, drama e decepções de pessoas que trazem para o cenário experiências e histórias de vida - destacou Fabiane.
O espetáculo teve duração de 40 minutos e foi apresentado num espaço organizado na Cidade do Idoso, na Efapi. Muito felizes com a oportunidade de participar do Festival Nacional de Teatro, os idosos não querem parar por aqui e já pensam em uma próxima peça. (Assessoria)