- 10/06/2017 - País não trata bem os seus idosos, alertam especialistas
- 04/06/2017 - Biblioteca ofecere cursos gratuitos para idosos
- 30/05/2017 - Vacinação contra a gripe continua esta semana e vai até 9 de junho
- 26/05/2017 - Dormir após o almoço traz benefícios para a saúde
- 21/05/2017 - 2,3 mil participam dos Jogos da Terceira Idade em Blumenau
- 16/05/2017 - As melhores cidades do Brasil para envelhecer
- 13/05/2017 - Idosos, trabalho e educação
A primeira atividade do dia de Seu Nonô, de 80 anos, é o acesso a internet (Foto: Bruno Rodrigues/G1) |
Curtir, comentar, postar fotos e conversar são atividades que Claudionor Xavier, o Seu Nonô, que vive em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, pratica todos os dias. Aos 80 anos, ele alterna os treinos de corrida de rua e musculação com as atividades na maior rede social do mundo. A faixa etária, que celebra nesta quinta-feira (1º) o Dia do Idoso, é a que mais cresce em termos de inclusão digital no Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), feita pelo IBGE, o salto foi de 222,3% entre 2005 e 2011 no número de idosos internautas.
Eles utilizam as redes para entrosamento com outras pessoas e, de acordo com a psicóloga Cristiane Moreira, que desenvolve pesquisas na área, o diferencial é que os idosos buscam o resgate de relações, principalmente com os familiares.
“É uma característica diferente da dos jovens, além de ser uma ocupação para a cabeça. Mas, assim como os outros grupos, eles buscam preencher um espaço vazio ao expor o cotidiano nas plataformas online. Acredito que apesar do índice de usuários idosos ter aumentando, ainda há receio por parte de alguns em usar plataformas digitais. É uma geração que se desenvolveu de outra forma e que agora tem que se adaptar às novas tecnologias, ao contrário das crianças, por exemplo, que já nascem nesse mundo”, explica.
Para Seu Nonô não existe dificuldade. Sua "rotina online" começa bem cedo, às 4h30. Após levantar, ele corre para o computador, manda os parabéns para os aniversariantes do dia e dá um "alô" para os mais de 3 mil amigos que possui em sua rede de contatos. O idoso considera a internet fundamental para manter contato com os amigos que fez ao longo da vida e afirma que o interesse por este universo começou desde a criação das primeiras redes sociais.