- 10/06/2017 - País não trata bem os seus idosos, alertam especialistas
- 04/06/2017 - Biblioteca ofecere cursos gratuitos para idosos
- 30/05/2017 - Vacinação contra a gripe continua esta semana e vai até 9 de junho
- 26/05/2017 - Dormir após o almoço traz benefícios para a saúde
- 21/05/2017 - 2,3 mil participam dos Jogos da Terceira Idade em Blumenau
- 16/05/2017 - As melhores cidades do Brasil para envelhecer
- 13/05/2017 - Idosos, trabalho e educação
FONTE: G1 Bauru e Marília
13h0026/12/2016 13h00
A qualificação profissional é essencial para a recolocação no mercado de trabalho e para quem quer melhorar no emprego também. Mas tem profissões que estão em alta como a de cuidador de idosos, que foi regulamentada em 2015. Um curso de cuidador oferecido pelo Senac em Bauru (SP) tem até fila de espera.
Apesar do diploma não ser obrigatório, existem algumas exigências, por exemplo: é preciso ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e o curso de qualificação específico feito em uma instituição reconhecida pelo MEC. Mas ser cuidador de idosos requer muito mais que estudo.
As inscrições estão abertas para o curso de cuidador de idosos. no Senac, mas a Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes) em parceria com organizações da sociedade civil está recebendo inscrições para o Programa de Inclusão Produtiva. São 1500 vagas para diversos cursos, entre eles cuidador de idosos.
Profissão de cuidador de idosos está em alta (Foto: Reprodução/TV TEM)
As inscrições devem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. Os interessados devem ter a partir de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, provenientes prioritariamente de famílias beneficiárias dos programas de transferência de renda, encaminhadas pelos CRAS.
As inscrições devem ser realizadas de acordo com o cronograma de datas por território de CRAS. Os encaminhamentos serão feitos exclusivamente por meio dos CRAS e posteriormente os usuários deverão comparecer nas organizações da sociedade civil com o encaminhamento.
O Programa de Inclusão Produtiva tem como foco proporcionar aos usuários a autonomia para sobreviver com dignidade sustentável por meio de competências técnicas, humanas e gerenciais.