- 10/06/2017 - País não trata bem os seus idosos, alertam especialistas
- 04/06/2017 - Biblioteca ofecere cursos gratuitos para idosos
- 30/05/2017 - Vacinação contra a gripe continua esta semana e vai até 9 de junho
- 26/05/2017 - Dormir após o almoço traz benefícios para a saúde
- 21/05/2017 - 2,3 mil participam dos Jogos da Terceira Idade em Blumenau
- 16/05/2017 - As melhores cidades do Brasil para envelhecer
- 13/05/2017 - Idosos, trabalho e educação
FONTE: URBS-CURITIBA
Por: Sala de Imprensa
Foto: Divulgação/Eptran
Nesta segunda-feira (06/03), pedestres, idosos e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que circularam por ruas próximas ao Terminal do Carmo, no Boqueirão, tiveram orientações sobre travessia segura. Na região existem dois semáforos inteligentes, onde é possível aumentar o tempo de travessia para idosos.
As orientações foram feitas por agentes da Escola Pública de Trânsito (Eptran) e serão repetidas nesta terça-feira (7), nos cruzamentos das ruas Anne Frank e Napoleão Laureano, e da Tenente Francisco F. de Souza com Gabriel Corisco Domingues, ao lado do Terminal do Carmo.
Nestes cruzamentos existem semáforos inteligentes da Prefeitura. O sistema permite aos idosos acima de 65 anos aumentar o tempo de travessia dos semáforos. Quando o usuário encosta o cartão de isento do transporte coletivo no semáforo, o software aumenta o tempo de travessia em até 50%. Na cidade existem 39 cruzamentos equipados com o sistema.
Orientações
Nesta segunda, das 9h às 11h, os agentes de trânsito atenderam 48 pessoas.
“A orientação dos agentes é sobre como os idosos e pessoas com dificuldade de locomoção podem aumentar o tempo para atravessar a rua. A maioria das pessoas ainda não conhece o sistema”, explicou a coordenadora de projetos da Eptran, Jucélia de Fátima Valle.
Na tarde desta terça-feira, das 14h30 às 16h30, os agentes da Eptran repetem o trabalho de orientação nos mesmos cruzamentos próximos ao Terminal do Carmo.
Semáforos inteligentes
A implantação dos semáforos inteligentes partiu de uma iniciativa dos agentes de trânsito da Setran, que perceberam as dificuldades de idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade para atravessar as ruas.
Atualmente, Curitiba tem 150 módulos leitores de cartões smartcard distribuídos em 39 cruzamentos, onde existe bastante circulação de idosos e pessoas com mobilidade reduzida, como unidades de saúde, hospitais e terminais.
Os equipamentos podem ser utilizados por 163 mil idosos, 13 mil pessoas com deficiência e seis mil aposentados por invalidez que possuem um cartão de isento habilitado da Urbs.
>>>>> CLIQUE AQUI <<<<< e veja a lista de endereços dos cruzamentos que possuem semáforos inteligentes.