- 10/06/2017 - País não trata bem os seus idosos, alertam especialistas
- 04/06/2017 - Biblioteca ofecere cursos gratuitos para idosos
- 30/05/2017 - Vacinação contra a gripe continua esta semana e vai até 9 de junho
- 26/05/2017 - Dormir após o almoço traz benefícios para a saúde
- 21/05/2017 - 2,3 mil participam dos Jogos da Terceira Idade em Blumenau
- 16/05/2017 - As melhores cidades do Brasil para envelhecer
- 13/05/2017 - Idosos, trabalho e educação
Fonte: Do G1-ES
Profissionais que atuam nas portarias de prédios em Vitória e Vila Velha, na Grande Vitória, vão começar um trenamento para ajudar pessoas idosas.
A partir desta terça-feira (28), a primeira turma do programa “Porteiro Amigo do Idoso” começa a ser capacitada para auxiliar na segurança, autonomia, mobilidade e independência da terceira idade.
Durante as oficinas, em 12 horas de aulas distribuídas ao longo de três dias, os profissionais aprendem a se colocar no lugar dos idosos e a lidar com situações comuns para quem convive com pessoas na melhor idade.
Para isso, é promovida uma vivência utilizando óculos para dificultar a visão e pesos nos pés e nas mãos, entre outros artifícios, fazendo com que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.
Segundo a organização, o objetivo é fazer com que os profissionais se tornem ainda mais amigos e possam entender o processo de envelhecimento, em todos os seus aspectos.
Lançado há cinco anos no Rio de Janeiro, o programa chega ao Espírito Santo, com três turmas As formações começam em abril e seguem pelo mês de junho, nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) dos bairros Barro Vermelho, em Vila Velha, e Bento Ferreira, em Vitória.