- 10/06/2017 - País não trata bem os seus idosos, alertam especialistas
- 04/06/2017 - Biblioteca ofecere cursos gratuitos para idosos
- 30/05/2017 - Vacinação contra a gripe continua esta semana e vai até 9 de junho
- 26/05/2017 - Dormir após o almoço traz benefícios para a saúde
- 21/05/2017 - 2,3 mil participam dos Jogos da Terceira Idade em Blumenau
- 16/05/2017 - As melhores cidades do Brasil para envelhecer
- 13/05/2017 - Idosos, trabalho e educação
Problemas de abrigos sociais públicos no litoral de SP chamam atenção.
Idosa já recebeu alta em hospital e, mesmo assim, permanece no local.
Diversos casos de idosos abandonados nas cidades da Baixada Santista chamam a atenção para o problema de falta de vagas em serviços municipais. Em Praia Grande, uma senhora de 72 anos recebeu abrigo na casa de vizinhos. Já em Santos, seis idosos estão vivendo atualmente em hospitais. Alguns deles acabam internados simplesmente por não ter lugares para onde ir.
.
Dona Maria, uma idosa de 72 anos, vivia com o filho em um local sujo e com infiltrações. A situação de abandono chamou atenção das vizinhas que, após um pedido de dona Maria, decidiram abrigá-la na própria casa.
“Ela estava com uma bermuda sem elástico, caindo, e fazia dias que não tomava banho. Uma representante da delegacia da mulher de Praia Grande pediu para darmos um banho nela e algo para comer e depois a própria senhora pediu para ficar alguns dias conosco. Já fazem dois meses”, afirma Vera Nunes, uma das vizinhas.
De acordo com os vizinhos, o problema é que o grupo não têm condições de manter financeiramente todos os cuidados que a idosa precisa e a situação já se arrasta há muito tempo. “Estou comprando fralda no meu cartão, mas está faltando outras coisas e não estou podendo comprar”, reclama Mara Estela.