- 10/06/2017 - País não trata bem os seus idosos, alertam especialistas
- 04/06/2017 - Biblioteca ofecere cursos gratuitos para idosos
- 30/05/2017 - Vacinação contra a gripe continua esta semana e vai até 9 de junho
- 26/05/2017 - Dormir após o almoço traz benefícios para a saúde
- 21/05/2017 - 2,3 mil participam dos Jogos da Terceira Idade em Blumenau
- 16/05/2017 - As melhores cidades do Brasil para envelhecer
- 13/05/2017 - Idosos, trabalho e educação
Por Bárbara Almeida - Do G1-Centro-Oeste de Minas
Eles se conhecem há 11 anos e tinham o sonho de realizar cerimônia.
Moradores sensibilizaram e organizaram festa em Divinópolis.
Casal de idosos casou em capela de asilo de Divinópolis (Foto: Cristiane Silva/Divulgação) |
A idade não importa quando existe um grande amor. Foi o que mostraram os idosos Francisca Carmelita Gontijo, de 75 anos, e José Pinto Batista, de 78, que se casaram nesta quinta-feira (31), em uma cerimônia religiosa em uma instituição de longa permanencia de Divinópolis. Bolo, músicos, buquê, padrinhos, vestido de noiva e decoração. Durante a celebração, preparada por voluntários da cidade e região, não faltou nada, inclusive o beijo apaixonado após o "sim" dos noivos, que aconteceu ao som de aplausos e lágrimas emocionadas dos convidados.
O casal é interno da instituição há cerca de seis meses. A instituição atende 56 idosos e é dividida em alas masculinas e femininas. Segundo a auxiliar administrativa Pamela Áila Analias Freitas, mesmo vivendo em alas diferentes o casal era conhecido como o "grude do instituição" e faziam todas as atividades juntos.
"Eles faziam as refeições juntos, e durante o tempo livre estavam grudadinhos. Além disso, ela cuida bem, junto com as enfermeiras, dos remédios dele. Com poucos meses aqui a Dona Francisca procurou a coordenadora manifestando o desejo de casar e então fomos atrás dos documentos para poder marcar a primeira celebração de internos do Lar", contou.
Para realizar tudo do jeito que a noiva sonhou os funcionários procuraram o pároco Vicente Ferreira de Lima que conheceu o casal, se encantou com a história e se comprometeu realizar a cerimônia.
"É o casamento de noivos mais velhos que celebro. Eu fiz um estudo da história deles, conversei com os noivos e me coloquei a disposição para realizar a celebração. Todos os fiéis, independentemente da idade, podem celebrar o amor perante a Deus. Era o sonho deles e foi realmente muito lindo", comentou o padre.
Voluntários ajudam com cerimônia
Sem recursos financeiros, todos os detalhes da cerimônia e da comemoração do casamento foram realizados com ajuda de voluntários. A história do casal caiu nas redes sociais e assim moradores de Divinópolis e região se mobilizaram para organizar em dois dias o sonho de uma vida de Francisca.
Vestido, buquê, decoração, músicos, terno, maquiagem, penteado, bombons decorados com imagem de noivos, bolo, comidas e bebidas para a celebração. Todos os detalhes foram conseguidos com doações. "Me sensibilizei com a história. Não tem como não ajudar a realizar um sonho que a essência é o amor, com um pouquinho de cada um foi feito do jeito que ela sonhou. Muito bom saber que quando queremos e nos unimos podemos fazer pessoas felizes", contou a voluntária Alessandra Dias.