Cadastre-se aqui.

Fechar

CADASTRO

Após o cadastro é necessário aguardar a confirmação dos dados até que seu login seja liberado.



Notícias


24/03/2017 - Os problemas de cuidar dos parentes idosos antes do tempo previsto

 

 

 

FONTE: GAZETA DO POVO

 

 

Por: Gazeta do Povo / Viver Bem / Saúde e Bem-Estar

 

 

cuidados parente idosos velhos cuidar

 

Era agosto e Gina Rinehart estava se preparando para um novo ano letivo como professora de educação especial em Hemet, Califórnia, quando recebeu uma ligação: seu pai, Floyd Hall, precisaria passar por uma cirurgia para remover um tumor no pulmão.

Ela voou para a cidade rural de Lake Cushman, em Washington, para ficar com os familiares, achando que passaria duas semanas ajudando o pai a se recuperar. Seu pai, conhecido como Bub, aposentado ativo de 68 anos, passava seus dias fazendo trabalhos em madeira, como voluntário em um banco de alimentos local e ajudando sua própria mãe de 95 anos.

Mas o relatório da equipe cirúrgica foi sombrio: câncer em estágio quatro, um diagnóstico terminal. “Você já ouviu uma notícia que lhe fez ter vontade de vomitar?”, pergunta Gina, que se lembra de ter começado a suar frio. “Fiquei completamente chocada.”

Seu filho e sua filha haviam recentemente saído de casa para estudar e trabalhar. “Achei que teria um tempo, eu e meu marido. Com a saída de meus filhos e um pouco mais de dinheiro, pensei que poderíamos ir para a Europa. Ele nunca foi”, conta ela.

Em vez disso, desde a descoberta em 2013, Gina e seu irmão mais novo, Patryk Hall, que também mora no sul da Califórnia, estão se revezando por meses na casa da família. Com o pai piorando rapidamente, ela decidiu ficar pelo tempo necessário.

Gina já sabia que eventualmente teria que cuidar de seus parentes idosos. Mas não esperava ter que deixar sua casa por períodos longos e abandonar seu emprego com apenas 46 anos.

Os pesquisadores chamam essas situações de “evento fora do tempo”, uma experiência normal que acontece em um momento anormal. A maioria das pessoas que cuidam de seus parentes idosos tem mais de 55 anos, segundo um relatório divulgado no ano passado pela Academia Nacional de Ciências, e as pessoas mais velhas que mais precisam de “apoio intensivo” da família têm mais de 80 anos.

Qualquer pessoa pode de repente precisar cuidar de parentes, claro: pergunte para aqueles cujos esposos se acidentaram ou se feriram em zonas de guerra ou para pais de crianças com deficiências. Mas a maioria de nós não espera cuidar de nossos pais ou parentes idosos quando estamos com 30 ou 40 anos.

“Na verdade, essas pessoas não estão preparadas para assumir esse tipo de responsabilidade nessa época. Ela aparece quando você ainda está caminhando rumo ao ápice de sua própria vida”, explica Donna Cohen, psicóloga e gerontologista da Universidade do Sul da Flórida.

No entanto, uma proporção surpreendente das pessoas que cuidam de idosos é jovem. A Academia Nacional de Ciências observou que, das pessoas que tomam conta de familiares com mais de 65 anos (excluindo moradores de casas de saúde), quase 15% estão entre 20 e 44 anos. E cerca de 24% estão na faixa de 45 a 54 anos.

Além dos desafios que os cuidados impõem em qualquer idade, essas pessoas enfrentam problemas particulares.

Entre o grupo mais novo, “o que os deixa particularmente preocupados é o impacto negativo em sua educação”, explica Feylyn Lewis, estudante de doutorado da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, cuja dissertação examina cuidadores de 18 a 25 anos.

Cuidadores perto da meia idade precisam lidar com pressões no trabalho e algumas vezes têm que reduzir as horas, recusar promoções ou se aposentar. Gina conseguiu uma licença da escola, mas quando sua ausência ultrapassou o número máximo de meses permitido, ela precisou deixar o cargo. “Eu adorava meu trabalho”, conta melancólica. “Sinto falta das crianças.”

Além disso, a perda do emprego aumenta as tensões financeiras atuais e futuras.

 

Para Ler a reportagem completa, >>>>> CLIQUE AQUI <<<<<

  • #
  • #
  • Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, Nº 635 - Centro Cívico | Curitiba - PR | CEP 80540-280 | Tel: 41 3253-4568
    FAVI - Fundação de Apoio e Valorização do Idoso | Todos os direitos reservados

  • By Agência My Dream